A empresa Fitesa fez uma nova doação de 15 mil máscaras PFF2 N95 ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. O valor da doação é de R$ 75 mil. A primeira doação feita pela Fitesa ao HC foi em junho de 2020. A segunda doação foi em agosto do mesmo ano. No total, a empresa já doou 75 mil máscaras ao HC. As máscaras PFF2 são usadas no dia a dia do hospital por todos que atuam no combate à covid-19. Diariamente, o HC Unicamp consome, aproximadamente, 500 máscaras desse tipo.

Em fevereiro de 2021, o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, visitou a filial da empresa, em Cosmópolis. Ele foi recebido por Dember Alfonso Delgado, gerente de qualidade e Health, Safety and Environment (HSE) da Fitesa. A visita foi acompanhada por Fabrício Santos, responsável pela Central de Captação Amigos do HC e por Trícia Thomé, relações públicas do HC Unicamp.

A aproximação do hospital com uma empresa do porte da Fitesa abre possibilidades de cooperações futuras, principalmente em áreas de treinamento e qualidade voltados para o cuidado do paciente. “Precisamos fazer a diferença para as pessoas. Estreitar esse laço com a Fitesa e outras empresas é bom para o hospital, funcionários e pacientes”, diz Antonio.

Fitesa é o segundo maior fabricante de nãotecidos spunmelt no mundo, atendendo diretamente a indústria global com soluções inovadoras para os mercados de higiene, médico e industrial.

Leia também:

Superintendente do HC visita empresa Fitesa e recebe a doação de mais 20 mil máscaras

Fitesa triplica doação de máscaras PFF2 para o HC Unicamp

HC Unicamp recebe a doação 10 mil máscaras da empresa Fitesa

Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações

Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Captação do HC no telefone (19) 99834-8160.

Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu na tarde de segunda-feira (27) a visita de Tio Fininho, fundador do projeto Tio Fininho, que desenvolve diversos trabalhos sociais, entre eles a arrecadação de cabelos. Tio Fininho entregou 13 perucas feitas de cabelo natural, 15 lenços e 23 turbantes ao hospital. O contato com o HC foi feito por meio da Central de Captação Amigos do HC Unicamp e da área de Relação Públicas do HC.

O projeto Tio Fininho é feito em parceria com a ONG Fio da Alegria. Eles conseguem unir a captação das mechas com a confecção e distribuição das perucas para pacientes diagnosticadas com câncer ou outros tipos de doenças, que causam a queda dos cabelos.

“O projeto Tio Fininho e a ONG Fio da Alegria formam uma importante parceria que veio ajudar as pacientes de nosso hospital”, explica Tricia Thomé, relações-públicas do HC Unicamp.

O projeto Tio Fininho existe há um ano. Com sede na cidade de Indaiatuba, SP, o projeto recebe cabelos do Brasil e até do exterior. Só em 2021, o projeto Tio Fininho já recebeu mais de três mil “mechas de esperança”, que são encaminhadas para a ONG Fio da Alegria.

“Só é possível fazer isso com solidariedade. A gente leva o amor, mas quem doa é o povo, que tira um pedaço de si para doar ao próximo”, diz Fininho, emocionado.

Triagem de pacientes

A triagem das pacientes oncológicas ou com alopecia atendidas no HC Unicamp que receberão as perucas será feita pelas assistentes sociais do hospital, Gina Colombo Feijó de Sousa e Rosana Oliveira Curti Fontana. Elas atuam no ambulatório de oncologia e também nos plantões do serviço social do HC Unicamp.

“Muitas pacientes, ao saberem que irão perder o cabelo devido à quimioterapia, ficam muito sensibilizadas”, diz Gina. “As perucas são um reforço na autoestima dessas e de outras pacientes que, porventura, passem pela triagem e possam ser contempladas”, explica Rosana.

De acordo com o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, projetos como esse do Tio Fininho e da ONG Fio da Alegria, juntamente com a participação das equipes de serviço social e relações públicas do hospital, demonstra o carinho do HC para com seus pacientes.

“Uma das dimensões do tratamento e da cura é a recuperação biopsicosocial. A autoestima e a sensação de beleza e estar-bem é muito importante para o tratamento de qualquer paciente. Projeto como esse mostra o quanto essas pessoas se preocupam em servir e ajudar o próximo”, diz Antonio Gonçalves.

A empresa Ambev doou 324 unidades de lençóis descartáveis ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Os lençóis são feitos do mesmo papel dos rótulos de garrafas e foram doados no final de junho ao hospital. O valor da doação é de aproximadamente R$ 17 mil. Os lençóis são mais resistentes e impermeáveis e estão sendo utilizados nas camas dos 39 ambulatórios do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

A companhia adaptou o material produzido na sua fábrica de rótulos, localizada na Mooca, responsável pela produção de mais de 80% de todos os rótulos do portfólio da Ambev. A empresa deverá produzir 155 mil lençóis hospitalares. Dessa forma, a Ambev pretende contribuir para que os hospitais possam investir em outros itens, também essenciais para o enfrentamento da covid-19.

“Além do HC Unicamp, outros hospitais receberam esses lençóis, como a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Dedico esta iniciativa a todos que tiveram suas vidas afetadas pela pandemia e agradeço, imensamente, todos da Ambev que ajudaram na execução desta iniciativa”, disse Marcelo Gonçales, gerente geral de Planta da Ambev Rótulos.


Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações

Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Captação do HC no telefone (19) 99834-8160.


Siga a Central de Captação Amigos do HC no Instagram.

AINDA TEM DÚVIDAS?

ENTRE EM CONTATO

(19)

3521-8329

(19)

3521-8796

(19)

99834-8160

O Amigos do HC nasceu graças ao empenho e dedicação da Superintendência do HC, apoiada pelo Grupo Amigos do HC e, em parceira, com alunos de graduação da FCM e trabalho voluntário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram