HC ganha equipamento de ultrassom que cabe na palma da mão

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp ganhou dois aparelhos Vscan com Dual Probe da empresa GE Healthcare. O Vscan com Dual Probe é um sistema de imagem por ultrassom ultraportátil e ultracompacto que cabe na palma da mão. Pequeno e leve, o equipamento pode ser transportado em qualquer lugar, de paciente para paciente, e pode ser usado nos ambientes de cuidados básicos, cuidados intensivos ou especialidades clínicas.

De acordo com o médico e diretor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do HC, Thiago Martins Santos, a empresa GE Healthcare sempre apoiou o hospital e a Disciplina de Emergências em suas iniciativas para a promoção da ultrassonografia point of care. Essa modalidade de ultrassom tem como objetivo avaliar pacientes graves, utilizando o ultrassom como um auxiliar ao raciocínio clínico.

“Essas iniciativas incluem pesquisas clínicas, pesquisas com educação em saúde e cursos de extensão de ultrassom. O Vscan com Dual Probe  é útil, também, para guiar procedimentos, como acessos venosos centrais”, comenta Thiago, que é também responsável pela disciplina de Emergências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Um dos equipamentos auxilia os médicos no pronto-atendimento, voltado ao ensino dos graduandos do sexto ano e o outro estava voltado para a avaliação de pacientes na UTI covid, pela facilidade de higienização. Com o arrefecimento da pandemia, o equipamento voltou à rotina da UTI.

De acordo com Marlene Santos, gerente da linha Primary Care da GE Healthcare para a América Latina, o trabalho em conjunto com a Unicamp corrobora um dos principais objetivos da empresa: permitir o acesso de estudantes e da população, de todas as classes sociais, a equipamentos de ponta.

“É isso o que nós queremos: levar a nossa tecnologia para todos os cantos do país, para a maior parte das pessoas. Os alunos aprendem conosco, nós também tiramos proveito da experiência deles e os mais vidas assim são salvas”, conclui a executiva da GE.


Leia também:
Parceria que só traz benefícios a todos os envolvidos


Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações

Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Doações do HC no telefone (19) 99834-8160.


Texto: Edimilson Montalti
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp

AINDA TEM DÚVIDAS?

ENTRE EM CONTATO

(19)

3521-8329

(19)

3521-8796

(19)

99834-8160

O Amigos do HC nasceu graças ao empenho e dedicação da Superintendência do HC, apoiada pelo Grupo Amigos do HC e, em parceira, com alunos de graduação da FCM e trabalho voluntário.
Desenvolvido por Marcel Design
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram