Ministério Público do Trabalho doa recursos para reforma e instalação de nova câmara mortuária

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu R$ 211 mil em recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho da 15ª Região para a reforma e compra de uma nova câmara mortuária refrigerada em inox para acomodação de até oito corpos. O pedido de recursos foi encaminhado pelo superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, em agosto de 2020 aos procuradores Ronaldo José Lira, Nei Messias Vieira e Juliana Mendes Martins Rosolen.

“A antiga câmara mortuária tinha 35 anos de uso. A conservação dos corpos de pacientes, especialmente os acometidos pela covid-19, demanda cuidados especiais para evitar a disseminação do vírus e a proteção dos trabalhadores da saúde. Essa doação veio em boa hora. Agradecemos, mais uma vez, a parceria com o Ministério Público do Trabalho que sempre apoia o HC Unicamp”, comenta Antonio Gonçalves.

De acordo com o Nei Messias Vieira, procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, os recursos destinados ao HC Unicamp são oriundos de acordos e ações trabalhistas, destinados pelo Ministério Público do Trabalho com base na Lei da Ação Civil Pública, e têm como objetivo gerar reparação social a danos causados à coletividade.

“Esperamos que a destinação ao Hospital das Clínicas da Unicamp traga benefícios para a sociedade, preservando o respeito à memória das pessoas que se foram, na medida em que a nova câmara mortuária propiciará tratamento mais condigno dos corpos, ao mesmo tempo que auxiliará na proteção dos trabalhadores e pessoas que utilizam aquele ambiente”, observa o procurador Nei Messias Vieira.

Utilização dos recursos

De acordo com a arquiteta Priscila Hafner Vian Capuchinho, da Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do HC Unicamp, a câmara mortuária existente estava bastante deteriorada em função do tempo. Havia dificuldade na colocação dos corpos dentro da câmara em virtude de desníveis existentes no chão, além de grande dificuldade na limpeza, visto que não havia um sistema adequado de escoamento da água.

“A reforma contemplou a retirada completa de todas as peças da câmara antiga, demolição de alvenarias, retirada do sistema de isolamento e impermeabilização do piso, pintura das paredes e drenagem, antes da instalação da nova câmara, tudo isso seguindo todas as normas técnicas existentes. Foi instalada também uma cortina hospitalar de modo a garantir o isolamento visual dessa área”, explica a arquiteta que esteve à frente da reforma junto com a equipe da DEM do HC.

A nova câmara mortuária já está instalada na área da Patologia Clínica do HC Unicamp. Com a verba, o HC também está adquirindo um carro pantográfico para elevação de corpos e outra câmara mortuária com capacidade para obesos, que também será instalada, em breve, ao lado da atual.


Leia também:
HC da Unicamp finaliza a reforma e instalação de nova câmara mortuária com verba doada pelo MPT


Texto: Edimilson Montalti  – Assessoria de imprensa do HC Unicamp
Fotografias: Rodrigo Bueno Oliveira e Sérgio Lacerda

AINDA TEM DÚVIDAS?

ENTRE EM CONTATO

(19)

3521-8329

(19)

3521-8796

(19)

99834-8160

O Amigos do HC nasceu graças ao empenho e dedicação da Superintendência do HC, apoiada pelo Grupo Amigos do HC e, em parceira, com alunos de graduação da FCM e trabalho voluntário.
Desenvolvido por Marcel Design
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram